domingo, 4 de abril de 2010

Sociedade da Informação: o papel da Escola

Na sociedade da informação a demanda por formação está em crescimento e a escola deve desempenhar um papel central no processo de orientação no uso desses recursos, que estão disponíveis nos mais variados espaços sociais. No meio desta gama de informações que possibilita cada vez mais a universalização dos conhecimentos desenvolvidos e acumulados pela humanidade, a escola deve adequar-se a nova realidade, para assim, poder organizar e sistematizar os saberes advindos do contato com o cenário tecnológico. Como cita o Filósofo Michel Serres em uma entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura, “a educação está na filtragem da informação”. Para Serres as novas tecnologias se apresentam como um instrumento de diálogo com a diversidade, retratando assim a cosmovisão contemporânea, que segundo a Prof.ª Maria Bonilla, tem mostrado que nenhum sistema pode ser olhado como se fosse isolado por completo e autodeterminado. Esta visão de diversidade é representado segundo Serres pelo ser Mestiço, aquele que deixa a dicotomia ocidente e oriente para ser universal, culto, que busca a diversidade e a dialética entre as ciências, sua realidade local e global. A explosão tecnológica possibilita assim, esta mestiçagem da sociedade contemporânea, pois é através dos seus instrumentos que a cultura e o saber tornaram-se globalizados, ou seja, possibilitou a relação entre os indivíduos pertencentes as mais diversas culturas, e que passaram a compartilhar seus saberes, e a partir daí, também a criar novos conhecimentos.

1 comentários:

Era Um Vez ......... disse...

oi ari,
Concordo com você plenamente,mais quando afirmamos que a escola é uma das responsáveis na nossa sociedade por esta filtragem de informações.....Temos que considerar os seguintes aspectos:
Será que a instituição escola está sendo preparada para estas mudanças?

E os professores?

Beijos Larissa Bruno.

Postar um comentário